Arquivos

O FANATISMO POLÍTICO NA DEMOCRACIA EM CRISE

Criada pelos gregos, a Democracia tornou-se o sistema político mais defendido no Ocidente e sendo sinônimo de civilização, por permitir, que governantes sejam eleitos e depostos pelos governados, além de garantir a liberdade de associação e expressão sem privilégios e distinção de grupos e indivíduos.

Defender a Democracia é ser contrário às formas de ditaduras, extremismo, autoritarismo e violência.

O que fazer, quando nas Democracias, vivenciamos os extremos e as variadas formas de violência? Devemos negar e renunciar a Democracia?

No século XX, políticos como Hitler, Stalin e Mussolini, desenvolveram no mundo ocidental, o medo ao fanatismo e suas formas de violência, medo este, que está chegando ao fim.

Vivemos uma crise na Democracia, que para muitos, a solução é a sua substituição por regimes totalitários e governantes autoritários.

Nestes tempos sombrios, buscam-se características em alguém para votar que não condiz com as características que desejamos para liderar um País, Estado ou Município. É uma atitude contraditória e desesperadora.

Contraditório também é, quando defendemos as liberdades individuais e somos intolerantes com as opiniões políticas contrárias ás nossas.

A política, está cada vez mais dependente da mídia, da espetacularização, e nesse palco, candidato extremista e populista com frases de efeitos, torna-se ídolos e mitos, formando milhares de seguidores.

A crise dos valores democráticos tem feito crescer o fanatismo, como forma de pensamento, dedicado não só exterminar o outro fisicamente, mas em matar a diferença entre as pessoas.

Quanto mais se tornam complexos os dilemas da sociedade, mais haverá quem queira respostas e soluções fáceis. O fanático, é aquele que deseja e oferece soluções rápidas, em poucas palavras. Estamos vivendo,  um processo de desilusão do ser humano, buscando respostas e soluções fáceis para perguntas e decisões complexas.

Que fiquemos atentos, pois é preferível uma Democracia falha a um totalitarismo pseudo perfeito, seja ele de Direita ou de Esquerda. Lembre-se: o fanatismo só nos leva ao extremismo, e este, só nos leva à Barbárie.

Related Post

Atenção! Os comentários do blog são via Facebook ou Google Plus, se quiser comentar, esteja logado! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor do mesmo

Loading Facebook Comments ...
::Parceiros
Desenvolvendo...
::Facebook
Login