EPIDEMIA DO DESENGAJAMENTO

 

Em momento de crise, tem se falado muito no desemprego. Falarei aqui, de um fenômeno tão preocupante quanto o desemprego e envolve justamente as pessoas empregadas: refiro-me a Epidemia do desengajamento.

Considerado uma epidemia, pelo número de pessoas envolvidas, a Infelicidade no trabalho é um fenômeno atual.

Pesquisa realizada pelo instituto Gallup, constatou que 87% dos profissionais não estão engajados em seus trabalhos ou, simplesmente, estão indiferentes a ele.

Isso significa que apenas 13% dos profissionais estão realmente interessados e dispostos a dar o melhor no seu trabalho. Mas, por que isso acontece?

Muitas pessoas encaram o trabalho como um mal necessário e não como algo que as tornem melhores ou as fazem se sentirem úteis.

Há aquelas que criaram expectativas elevadas em seus trabalhos e não foram atendidas, causando desilusões e frustrações.

Se o engajamento é a melhor forma para diagnosticar o potencial e sucesso de uma empresa, o desengajamento leva à redução da produtividade, aumento da rotatividade e de custos gerados pela falta de atenção às atividades.

O engajamento não se refere apenas a tornar os funcionários felizes no trabalho; trata de promover o melhor das pessoas, explorando seu potencial máximo diariamente.  Desenvolver algumas habilidades que permita atender a três necessidades psicológicas individuais é um caminho.

A necessidade de ter bons relacionamentos com outros, o desejo de ser bem sucedido, o desejo de encontrar um significado, tanto na vida pessoal quanto na profissional são condições para manter engajados e felizes os profissionais.

Precisamos lembrar que o pessoal antecede o profissional. Não basta o desenvolvimento técnico-profissional, sem o desenvolvimento pessoal, humano.

Só haverá engajamento profissional, com o desenvolvimento e valorização pessoal.

Related Post

Atenção! Os comentários do blog são via Facebook ou Google Plus, se quiser comentar, esteja logado! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor do mesmo

Loading Facebook Comments ...
::Parceiros
Desenvolvendo...
::Facebook
Login